Information

Antropolis

Ponto de encontro, colaboração e diálogo em português, mas onde todos os "dialectos" falados na "polis antropológica" são bem vindos.

Members: 86
Latest Activity: Oct 5, 2014

A importância dada pelos impulsionadores da OAC à representação regional dos seus membros fez surgir diversos grupos com referências linguísticas ou regionais particulares.

A ideia não é "encarcerar" os membros da OAC em fronteiras nacionais, regionais ou linguísticas, mas precisamente o oposto. Isto é, dar relevância a esta presença, com o objectivo de ultrapassar a fronteira do anonimato em que vive a diversidade que constitui o conjunto das "world anthropologies".

Este grupo pretende ser um ponto de encontro, de colaboração, de divulgação, de interrogações e de diálogo também em português, mas onde todos os "dialectos" falados na "polis antropológica" são bem vindos.


Comment Wall

Comment by Cristina Moreno on June 3, 2009 at 11:32pm
Olá a todos. A SAGE de vez em quando dá a possibilidade de acesso livre por tempo limitado a revistas científicas normalmente pagas. Até 31 de Julho é possível aceder, mediante registo, a algumas revistas da área de Geografia, nomeadamente a "Space and Culture".

Cliquem aqui para o registo que permite o acesso gratuito a
* Cultural Geographies
* The Holocene
* International Regional Science Review
* Progress in Human Geography
* Progress in Physical Geography
* Space and Culture

Se o link não funcionar, digam.
Comment by Cristina Moreno on June 4, 2009 at 9:50am
Mesmo encarando com cepticismo a existência de "sinais do além"... não posso deixar de notar que é, de certeza, um sinal muito positivo para o futuro do grupo e da OAC que a primeira mensagem que envio seja sobre um tema tão raro na antropologia: oportunidades de trabalho! Pois é. A Direcção-Regional de Cultura de Lisboa e Vale do Tejo abriu concurso para a contratação de 2 (dois) antropólog@s. A data limite para a apresentação de candidaturas é dia 12 de Junho próximo. Por isso, apressem-se...

Link para mais informações: http://www.cultura-lvt.pt/pagina,129,129.aspx
Comment by Rita de Sousa Braga e Sá on June 5, 2009 at 11:32am
Cristina,
Sabes o link directo para aceder ao acesso livre da SAGE?
Obrigada,
Rita
Comment by Cristina Moreno on June 5, 2009 at 3:29pm
Olá Rita,

experimenta este. Ou este - Current Free Trials (embora não veja lá os de geografia.... estranho).
Comment by Cristina Moreno on June 10, 2009 at 7:45am
Escola de Verão na FCSH/UNL - Lisboa

Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Escola de Verão 2009
Cursos de Julho - inscrições até 19 de Junho.

Informações sobre cursos, datas, horários, preços no site:
http://verao.fcsh.unl.pt/

Cursos na área de Antropologia:
* Antropologia Biológica II – Introdução à Análise Paleopatológica
* Arte, Poder e Identidades
* Escrito nas paredes - as novas literacias: construção de sentido nos graffitis urbanos
* Islão, Cultura e Contexto
* Medo, sofrimento e curas: antropologia, religião e terapias alternativas no mundo contemporâneo
* O calendário festivo em Portugal
* Usos Políticos da Cultura
* √ ESGOTADO - Antropologia Biológica I – Introdução à Análise Osteológica Humana
Comment by Liliana Gil Sousa on June 13, 2009 at 1:30pm
CALL FOR PAPERS
Antropologia Portuguesa
«151 anos de Darwinismo»

31 de Dezembro de 2009

A revista Antropologia Portuguesa encontra-se a receber artigos para o seu próximo número, a sair em 2010, dedicado ao tema «151 anos de Darwinismo».

Aceitam-se trabalhos dos diversos territórios antropológicos, que comuniquem com o legado de Charles Darwin, nomeadamente reflectindo sobre o seu impacto e influência na produção de conhecimento biológico e cultural, na Antropologia e na sociedade.

Interessa particularmente contributos que vão ao encontro de investigação recente e que tenham preocupações experimentais e projectivas evidentes. Uma sugestão interessante do que pode ser uma das áreas de vanguarda neste domínio prende-se com as propostas que provêm daquilo a que se chama «etologia artificial». Seria muito estimulante receber contribuições que se situassem neste território.


Serão considerados para publicação trabalhos de todos os membros da comunidade académica.

Os artigos devem respeitar integralmente o livro de estilo da Antropologia Portuguesa que poderá ser encontrado em http://www.uc.pt/en/cia/publica/ap.

Enviar ficheiros em formato .doc (Word2003) ou .pdf para: luisquintais@gmail.com
vitor.e.teixeira@gmail.com
Comment by Cristina Moreno on June 13, 2009 at 2:08pm

REINTERROGAR A IMAGEM POLÍTICA

DOC'S KINGDOM - Seminário Internacional sobre Cinema Documental
16-21 Junho SERPA - PORTUGAL
PROGRAMA e INSCRIÇÕES

FILMES e DEBATES no Cineteatro Municipal de Serpa e Escola Secundária de Serpa.
Comment by Cristina Moreno on June 17, 2009 at 11:40pm

Colóquio “A ética nas práticas antropológicas“, organizado e participado pelos alunos da disciplina de Éticas e Práticas da Antropologia, do curso de Antropologia da FCSH.
O colóquio está aberto a todos os que quiserem assistir, na FCSH, entre as 10h e as 13 h, na sala 05 da Torre A, com entrada livre.

As intervenções dos estudantes versam temas tão diversos como a antropologia industrial, ambiental, o assédio no local de trabalho, os Direitos Humanos, a etologia humana, a luta contra a Sida, a cegueira como objecto de estudo antropológico, entre outros.
Comment by Liliana Gil Sousa on July 23, 2009 at 9:21pm
"No âmbito do IV Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia, decorrerá entre 9 e 11 de Setembro nas instalações do ICS uma feira do livro antropológico.

O objectivo da feira é disponibilizar para consulta no local e venda a preço reduzido o maior número possível de títulos (livros e revistas) de antropologia e de potencial interesse para antropólogos publicados em Portugal, de títulos publicados por antropólogos portugueses no estrangeiro e de títulos de editoras e instituições estrangeiras que digam respeito a terrenos portugueses.

Estarão presentes no Congresso mais de 400 antropólogos – portugueses e estrangeiros que lêem português. Cremos ser do interesse de todos, autores e leitores, que o conjunto de títulos à venda na feira seja o mais abrangente possível. Estamos a trabalhar nesse sentido com editoras comerciais e outras instituições nacionais que publicam livros e revistas de antropologia.

Vimos por este meio solicitar também a colaboração dos nossos sócios, essencial para que nenhum dos livros de que são autores ou organizadores fique esquecido por lapso.

Pedimos a cada um o seguinte:

1. Indicação dos livros de que é autor ou organizador, com menção da editora e do ano de publicação.

1.1. Caso seja autor ou organizador de livros publicados no estrangeiro, solicitamos também o envio do endereço de e-mail da editora. (Não haverá condições para acolher editoras estrangeiras, salvo uma ou duas, mas pretendemos ter um exemplar de cada um dos vossos livros publicados no estrangeiro para consulta na feira, e guias de encomenda para que as pessoas interessadas em adquiri-los o possam fazer com comodidade e eventualmente a custo inferior ao preço de capa.)

2. Indicação das revistas nacionais onde tenha publicado artigos.

3. Indicação dos livros colectivos nacionais onde tenha publicado capítulos.

4. Caso seja autor ou organizador de livros publicados em 2008 ou 2009, agradecemos que nos diga se é do seu interesse fazer uma curta apresentação do(s) mesmo(s) durante o Congresso na feira do livro.

5. Aos sócios brasileiros e espanhóis que venham ao Congresso, solicitamos que nos informem também se pretendem fazer uma breve apresentação de livros seus publicados em 2008 ou 2009 no espaço da feira.

Agradecemos desde já a sua atenção ao nosso pedido e aguardamos a sua resposta, que deverá ser enviada por e-mail logo que possível (o mais tardar até 15 de Agosto) para o endereço feiradolivroapa2009@gmail.com .

Agradecemos também o reencaminhamento desta mensagem a colegas a quem ela possa interessar, bem como a listas de instituições como o CRIA ou o CEA. Aos coordenadores de painéis do Congresso, em particular, solicitamos a divulgação deste pedido aos respectivos participantes.

Saudações cordiais,

Sónia Vespeira de Almeida
Susana Durão
João Vasconcelos
feiradolivroapa2009@gmail.com"

(via CEA-ISCTE, email)
Comment by Liliana Gil Sousa on July 24, 2009 at 11:40am
"Anúncio para atribuição de Bolsa de Investigação (Mestre)

No âmbito do projecto PTDC/AFR/66521/2006




Encontra-se aberto concurso para atribuição de 1 Bolsa de Investigação (BI) – Mestre – no Centro de Estudos Africanos (CEA/ISCTE) no âmbito do Projecto PTDC/AFR/66521/2006, designado por Cabo Verde e São Tomé e Príncipe: uma análise comparativa de dois Estados insulares africanos, assegurado na totalidade pelo Orçamento de Estado, nas seguintes condições:


1. Duração e Regime de Actividade: Bolsa com a duração de 12 meses para licenciado, com início previsto para 1 de Setembro de 2009, em regime de exclusividade, conforme o Regulamento da Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos da FCT (http://www.fct.mctes.pt/pt/apoios/formacao/ambitoprojectos)

2. Objecto de Actividade: Estudo comparativo sobre importantes mudanças socioeconómicas em Cabo Verde e São Tomé e Príncipe, no século XIX, e elaboração de uma tese de mestrado.

3. Orientação Científica: O trabalho a desenvolver será orientado pelo coordenador do projecto em articulação com o orientador de tese do bolseiro.
Doutor Gerhard Seibert
Email: mailseibert@yahoo.com
Tel: 21 790 30 67 / Fax: 21 795 53 61

4. Formação Académica: Licenciatura em História, Ciências Sociais. Será dada preferência a candidatos com conhecimentos sobre os dois países em questão.

5. Remuneração: De acordo com a tabela de valores das Bolsas de Investigação no país da FCT, a remuneração mensal será de €745.

6. Documentos de Candidatura: Os candidatos devem enviar Carta de Candidatura mostrando o interesse no tema de investigação, Curriculum Vitae e cópia do Certificado de Habilitações; Pré-Projecto de investigação para a Tese a desenvolver no âmbito do Projecto. Plano de Trabalhos.
As candidaturas serão avaliadas tendo em conta o mérito do candidato e o seu currículo, podendo haver recurso por parte do júri a uma entrevista. A documentação deve ser enviada por e-mail para mailseibert@yahoo.com ou por correio postal para Gerhard Seibert, CEA/ISCTE, Av. das Forças Armadas, 1649-026 Lisboa, devendo ser indicada em Assunto a referência PTDC/AFR/66521/2006.

7. Data de início e de conclusão de prazo do Concurso: Concurso aberto de 1 a 15 de AGOSTO de 2009. Os resultados serão comunicados por escrito aos candidatos até 15 dias úteis após o término do concurso."

(via CEA-ISCTE, email)

Comment

You need to be a member of Antropolis to add comments!

 

Members (86)

 
 
 

Translate

OAC Press

@OpenAnthCoop

© 2015   Created by Keith Hart.   Powered by

Badges  |  Report an Issue  |  Terms of Service